REGRESSO À ESCOLA E SEGURANÇA DAS CRIANÇAS

      Com o regresso à escola aumentam as preocupações com a seguranças dos nossos filhos ainda por cima, com a criação dos mega-agrupamentos, o que implica deslocações quer de autocarro, quer na via pública para apanhar o transporte.
      Nunca é demais alertar os pais para determinados procedimentos seguros que devem ser passados para os nossos filhos. Neste campo, parece-nos importante relembrar alguns aspectos que se prendem com a circulação de peões na via pública, com a travessia de passadeiras e com a saída e travessia de faixas de rodagem junto a zonas de paragem de transportes públicos.
No que respeita à circulação de peões na faixa de rodagem,
- a mesma deve ser feita preferencialmente em zonas destinadas para a circulação de peões (passeios), caso não existam, a circulação na berma deve ser sempre feita pelo lado esquerdo da faixa de rodagem.
-Nunca devem transitar a par nas bermas, devem sempre transitar em fila, de forma a ocupar o mesmos possível da faixa de rodagem.
-Com a chegada do inverno, anoitece muito cedo. Caso o seu filho tenha necessidade de se deslocar em zonas escuras, tenha o cuidado de não lhe vestir roupa escura. opte por um casaco de preferência com cores claras ou com algumas partes reflectoras. Pode ainda optar por colocar na mochila uma faixa reflectora ou um sistema de sinalização de pões, que pode ser encontrado nas lojas de desporto.
No que respeita a travessia de passadeiras,
- a mesma não deve ser feita de forma repentina, ensine o filho a olhar para ambos os lados, e assegurar-se de viu e foi visto pelos outros condutores.
-Quando exista algum obstáculo visual, deve parar e verificar se algum condutor não se apercebeu do seu movimento.
-Faça um reconhecimento com o seu filho ao percurso que o mesmo efectua e explique-lhe como se deve comportar em todas as zonas de circulação.
No que respeita à saída dos transportes públicos e travessia junto dessas zonas,
-em primeiro lugar deve sempre alertar o seu filho para nunca efectuar a travessia da faixa de rodagem antes da saída do autocarro. O autocarro deve primeiro sair do local, de forma a desimpedir a visibilidade dos peões e só de seguida de forma segura, é que a faixa de rodagem ou passadeira deve ser atravessada.
-Verifique qual o local e as condições onde o autocarro pára e se verificar que o mesmo pára numa zona perigosa, nomeadamente em zonas escuras, fora dos locais destinados para o efeito, a seguir a uma curva, etc.. informe a câmara municipal da sua área de residência para alterar esta zona de paragem. (iremos noutros artigos falar sobre triângulos de visibilidade e outros aspectos relacionados com passagens de peões).
A segurança rodoviária começa em cada um de nós.
Nunca é demais relembrar procedimentos seguros.
Referencias legislativas - Título III do Transito de Peões, art.º 99.º a 101.º do código da estrada.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário
Obrigado!