Turbo-Rotunda, um conceito inovador que permite reduzir significativamente o número de pontos de conflito gerados por intersecções de tráfego.
O conceito de turbo-rotunda surgiu em 1996, na Holanda, com o investigador Lambertus Fortuijn, da Universidade de Delft, como solução alternativa às rotundas existentes. O objectivo era diminuir os acidentes no interior e controlar os comportamentos dos automobilistas nas entradas e saídas.
"Este conceito não existe em Portugal e está a ter grandes resultados em outros países europeus. Na Holanda, levou a uma redução da frequência dos acidentes superior a 80%. Em 2007, a Holanda já contava com mais de 70 turbo-rotundas. A divulgação dos resultados alcançados na Holanda levou o conceito a outros países, tais como a Polónia e, mais recentemente, na Alemanha, Finlândia, Noruega e Eslovénia", acrescentou Ana Bastos.
O Código de Estrada define rotunda (art 1º alínea p) como "praça formada por cruzamento ou entrocamento, onde o trânsito se processa em sentido giratório e sinalizada como tal", por isso, em Coimbra, não há dúvidas quanto à legalidade da obra. Na opinião de Paulo Leitão, "se não está prevista no código da estrada é porque não é proibida", enquanto Ana Bastos esclarece que "não há qualquer violação do conceito de rotunda".
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