CVT-Continuously Variable Transmission

CVT ( Continuously Variable Transmission)
continuously-variable-transmission
 
     Abreviação de “Continuously Variable Transmission” em inglês, significa câmbio continuamente variável. É um tipo de transmissão em que as relações de marcha variam continuamente, bem diferente dos tradicionais com marchas fixas. A variação ocorre por meio de polias ligadas por uma correia especial e controladas eletronicamente










Como Funciona: 
Nós usamos as mudanças porque a variação da rotação do motor, unicamente, não é suficiente para proporcionar uma condução agradável. Para tal seria necessário um motor forte o suficiente para colocar um carro em movimento e potente o suficiente para atingir velocidades altas apenas pela sua variação de rotação. O sistema de mudanças então, faz um melhor aproveitamento da rotação, força e potência do motor.
Primeiramente (ou na 1a mudança), a caixa de velocidades faz com que a taxa de rotação (ou velocidade angular) do eixo de saída – que será ligado às rodas – seja menor do que a do eixo de entrada – que vem do motor. Dessa forma, reduzindo a velocidade rotacional de um eixo para o outro, aumenta-se o torque (em outras palavras, a força). Essa construção é útil para colocar o carro em movimento.
No caso de uma mudança mais elevada, por ex. a 5.ª a relação diminui e, apesar de reduzir a força disponível para o veículo se locomover,  aumenta-se a velocidade rotacional das rodas. Isso só é possível porque o carro já não precisa de tanta força para manter uma velocidade elevada. O motor pode então ser mantido numa rotação relativamente baixa mesmo com o carro em velocidade mais alta.
Dessa forma, o motor pode atuar numa  faixa de rotações mais estreita e precisa ser menos potente para realizar a mesma tarefa que um veículo sem mudanças. As mudanças entre a primeira e a quinta criam estágios graduais em que a relação varia mais suavemente (imagine, em contrapartida, ter apenas a 1a e 5a mudança para conduzir o seu carro).
CVT
Com um sistema de CVT esses estágios diminuem e a variação é, como diz o nome, contínua. Grosso modo, é como se fosse construído um sistema que tivesse tantas mudanças que a diferença entre elas fosse imperceptível.


interessante, não


Norberto Costa 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário
Obrigado!