DIFERENÇA ENTRE BINÁRIO E POTÊNCIA

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Definição de Binário e Potência
Em termos de utilidade para uma determinada função um motor é caracterizado por duas
grandezas: binário e potência.
Estas duas grandezas estão relacionadas entre elas pela velocidade de rotação do motor.
O binário é uma medida da força disponível no motor e tem como unidade o Nm (Newton.metro).
O binário depende da pressão gerada pelos gases de combustão no interior do cilindro e das
dimensões - cilindrada - do motor, ou seja, para a mesma pressão,
um motor com mais cilindrada terá um binário maior.
Devido ao aumento de pressão decorrente da combustão, gera-se uma força que dá origem
ao deslocamento do êmbolo. Essa força é transmitida através da biela até à cambota do
motor, originando o movimento de rotação. A grandeza que gera o movimento de rotação
da cambota designa-se por binário.
A potência, em unidades de Watt, W ou mais vulgarmente em cavalos, cv, resulta do
produto entre o binário e rotação, o que implica que para o mesmo binário, uma maior
velocidade de rotação origina maior potência.
A potência pode traduzir-se pela capacidade de aceleração, capacidade de vencer declives
com maior velocidade ou transporte de cargas mais pesadas, sendo uma forma de medir as
performances máximas de um veículo.
Para caracterizar completamente o motor é ainda necessário introduzir a variável rotação,
uma vez que o binário varia ao longo da gama de rotações do motor e a potência resulta do
binário e da rotação. A título de exemplo, as curvas representadas na figura seguinte Manual
de Formação de Motoristas de Veículos Pesados de Passageiros e de Mercadorias
Formação inicial comum - FIC 27
ilustram o andamento dos valores de binário e potência típicos para um motor Diesel
moderno. Na curva do binário (a curva inferior) verifica-se este atinge o seu máximo num
intervalo intermédio de rotações, contrapondo a curva da potência (a curva superior), na
qual é possível verificar que o seu valor máximo ocorre próximo da rotação máxima do
motor.

As curvas apresentadas indicam os valores máximos disponíveis a cada rotação, assumindo
que o acelerador está a fundo. No entanto, para cada rotação, consoante a posição do
acelerador irá ser gerado maior ou menor binário e  potência. A carga do motor a cada
instante é determinada pela relação entre o binário gerado e o binário máximo disponível
na rotação em que está a operar.


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