BARRA ESTABILIZADORA

       barra estabilizadora                                                

A  barra estabilizadora é, como o próprio nome indica, uma barra , que trabalha principalmente à torção e que se monta de modo a ligar os dois braços de suspensão de um mesmo trem . Sempre que se descreve uma curva a velocidade elevada existe uma tendência natural (devido à força centrífuga) para a suspensão do lado de fora da curva ficar sobrecarregada enquanto a de dentro fica com pouca aderência à via. Esta tendência provoca o tão natural adornar do carro e prejudica fortemente o comportamento dinâmico do mesmo. A barra estabilizadora procura reduzir este efeito. A função da barra estabilizadora é assim de obrigar a roda interior a ficar mais "agarrada" à estrada. Como é isto possível. A barra apresenta uma geometria em forma de alavanca que ao ser torcida devido à compressão da suspensão exterior à curva exerce um força de compensação na suspensão interior que a pressiona na direção do solo.
Resumindo, a barra estabilizadora reduz o adornar do veículo em curva, melhorando o comportamento dinâmico do automóvel e logo contribuindo para uma melhor segurança ativa. Em contrapartida, torna as suspensões menos independentes prejudicando, de certa forma, o conforto que o veículo oferece ao passageiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário
Obrigado!